10 de agosto de 2022

ZCARNICERIA SPORTBAR

FUTEBOL AO VIVO, RECEITAS E GASTRONOMIA

Ferroviária é o único paulista a participar de todos os campeonatos de base feminino

4 min read

Ferroviária é o único paulista a participar de todos os campeonatos de base feminino

Pensando no futuro do projeto, a Ferroviária possui categorias de formação disputando todos os campeonatos possíveis, sendo a única equipe de São Paulo a atingir tal feito

A Ferroviária é um dos projetos pioneiros de futebol feminino no país, e as Guerreiras Grenás continuam fortes no cenário nacional

Categorias: Futebol Feminino

Por: Agência Futebol Interior, 28/06/2022

base ferroviaria Base feminina da Ferroviária (Foto: Tiago Pavini/Ferroviária SA)

Araraquara, SP, 28 (AFI) – A Ferroviária é um dos projetos pioneiros de futebol feminino no país, e as Guerreiras Grenás continuam fortes no cenário nacional. Hoje, a equipe tem atletas convocadas para a Seleção Brasileira principal (Luciana, goleira), para a Seleção Paraguaia principal (Fany Gauto), além de duas atletas em período de preparação com a seleção sub-20 (Yanne, goleira; Aline Gomes, atacante).

Pensando no futuro do projeto, a Ferroviária possui categorias de formação disputando todos os campeonatos possíveis, sendo a única equipe de São Paulo a atingir tal feito.

CAMPEONATOS DA BASE FEMININA EM 2022

As Guerreirinhas já disputaram o Brasileiro Sub-20 e Sub-17, além da Libertadores Sub-16. Elas ainda terão pela frente as disputas do Paulista Sub-15, 17 e 20, Festival da Federação Paulista de Futebol Sub-14, Liga de Desenvolvimento Sub-16 e Copa Nike Sub-17.

Além da disputa da Disney Cup, em Orlando, vaga que foi adquirida pela Ferroviária após a conquista da “Libertadores” Sub-16 em 2022. A equipe também deverá participar da Liga de Desenvolvimento Sub-14, aguardando apenas a definição do regulamento.

Para a Coordenadora do futebol feminino da Ferroviária, Nuéli Silveira, a presença grená em competições de base é essencial para o sucesso do time principal.

“Ter nossas atletas disputando o maior número possível de partidas é de suma importância para o desenvolvimento delas durante esse processo de formação. As competições extraem delas desafios e sensações que apenas uma partida oficial de futebol pode oferecer, e isso faz com que a Ferroviária continue olhando para o futuro, com um trabalho a longo prazo e sabendo que terá atletas preparadas quando chegarem na categoria profissional. Também ressalto as entidades organizadoras, que tem proporcionado tais vivências. E principalmente o clube, que oferece um grande suporte e respaldo para estarmos em todos esses campeonatos. Apesar de não sermos o clube com maior investimento no futebol feminino, conseguimos continuar competitivos através de nossa estrutura, planejamento e profissionais qualificados”, disse.

CAMPEONATOS BRASILEIROS

A participação das Guerreiras Grenás em campeonatos de base já está consolidada. A Ferroviária participou de todas as edições dos Campeonatos Brasileiro Sub-16 e Sub-18 que foram realizadas (2019, 2020 e 2021) antes da competição mudar a faixa etária (o Sub-16 virou Sub-17 e o Sub-18 virou Sub-20).

Além da Ferroviária, considerando todos os times do Brasil, apenas Santos, São Paulo, Kindermann-SC, Internacional-RS e Vitória-BA também participaram de todas as edições do torneio nacional nas duas categorias.

COMPETIÇÕES

No Campeonato Paulista Sub-17, a Ferroviária é semifinalista desde 2018, ou seja, são quatro anos consecutivos chegando pelo menos até a semifinal da competição.

Em 2021, as Guerreirinhas conquistaram o título da Liga de Desenvolvimento Sub-16, que deu direito à disputa da Conmebol Fiesta Evolución Sub-16 2022, a “Libertadores” da categoria. Na disputa continental, as Guerreirinhas também conquistaram o título, de forma invicta; com a artilheira da competição, a atacante Rhaissa; e também a goleira menos vazada, Leilane. Com a conquista, a Ferroviária se tornou a primeira equipe brasileira a conquistar a Libertadores na base (2022) e no profissional (2015 e 2020).

ferroviaria femFerroviária campeã do Sul-Americano Sub-17 (Foto: Jonatan Dutra/Ferroviária SA)

NA SELEÇÃO

Os resultados do investimento na base afeana já aparecem. Em março deste ano, a Seleção Brasileira feminina Sub-17 conquistou o título Sul-Americano da categoria.

Seis atletas da Ferroviária estiveram presentes (a goleira Leilane, a lateral-direita Yasmin, a zagueira Ana Grazyelle e as atacantes Rhaissa, Natalia Vendito e Aline Gomes), e marcaram gols em todas as partidas da competição: foram dez gols marcados, representando 30,03% do número total de gols da Seleção. Aline Gomes foi a vice-artilheira da competição continental, com seis gols marcados.

Na partida que definiu o título para o Brasil, o gol da vitória foi marcado por Rhaissa, após assistência de Aline Gomes. A lateral-direita Luana Gusmão de 15 anos também foi campeã do Sul-Americano com a Seleção e, após a competição, foi anunciada como reforço do time das Guerreiras.

Em abril, foi a vez da goleira Yanne, de 19 anos, conquistar o Sul-Americano com a Seleção Feminina Sub-20 no Chile.

E até o dia 29 de junho, duas atletas da Ferroviária estarão com a Seleção Feminina Sub-20 num período de preparação visando a Copa do Mundo Feminina Sub-20: a goleira Yanne e a atacante Aline Gomes.

TIME PROFISSIONAL

Não é apenas na base que as Guerreiras estarão presente em todos os campeonatos. A equipe principal também disputará todos os campeonatos possíveis: no calendário grená de 2022 estão as disputas do Brasileiro, Paulista, Libertadores e Ladies Cup.

Sobre a competição continental, será a quarta participação consecutiva da Ferroviária no torneio: desde 2019 a Ferroviária está presente na Libertadores. Nas últimas três edições, a equipe chegou pelo menos na semifinal: vice-campeã em 2019, campeã em 2020 e terceiro lugar em 2021. A edição de 2022 deverá acontecer em outubro, no Equador. As Guerreiras também disputaram a Libertadores em 2015, quando conquistaram o primeiro título continental, e em 2016.

Confira também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *